O BMW 420d Cabrio não é exactamente uma novidade, mas é um valor seguro para quem procura um descapotável. Rejuvenescido este ano, as alterações não vão além de pormenores e detalhes que ajudam a sublinhar o ar de família dos mais recentes modelos do catálogo da marca de Munique. Mesmo assim, ainda faz virar cabeças quando passa na estrada...
HABITÁCULO. No interior há quatro lugares. O espaço à frente merece aplausos e o disponível para os ocupantes dos assentos posteriores apenas honesto, o que se compreende num automóvel de carácter desportivo. A acessibilidade para a traseira não é brilhante e os seus ocupantes não têm acesso ao comando dos vidros electricos, que só podem ser geridos pelo condutor.
Há dois tipos de bancos dianteiros e a diferença passa pelo apoio lateral. Os desportivos (+ 463 €) são opcionais e podem oferecer a regulação do apoio lombar (+211 €), aquecimento (+313 €) no estofo, mas também ao nível do pescoço (+341 €). Custam dinheiro, mas maximizam o conforto e, graças a todas as regulações disponíveis, asseguram uma excelente posição de condução.
A bagageira oferece 380 litros de volume. Não é um valor impressionante, mas está ao nível do que é proposto pelos principais concorrentes. Mas quem quiser guiar a céu aberto terá de abdicar do volume da carga e encontrar malas capazes de caber num espaço reduzido com uns meros 220 litros, mas muito compactos...
AO VOLANTE. A resposta do motor é uma mais valia, mas o bloco 2.0 litros turbodiesel é coadjuvado pelo escalonamento de um caixa de velocidades que ajuda a fazer a diferença. O escalonamento não é tão curto que permita acelerações exuberantes aos aceleras dos semáforos, mas também não é tão longo nas velocidades mais altas, onde a sexta velocidade de muitos concorrentes é um mero "over-drive" para poupar combustível.
A polivalência do 420d Cabrio é um dos seus grandes trunfos. A sua capota metálica (accionável em andamento) permite evitar a canícula dos dias de Verão ou as chuvas de Inverno, garantindo o prazer da condução a céu aberto quando as temperaturas são mais propícias...
Ficha técnica
Motor: 2.0d
Potência máxima: 190 cv/4.000 rpm
Binário máximo: 400 Nm/1.750-2.500 rpm
Velocidade máxima: 235 km/h
0 a 100 km/h: 8,1
Consumo médio: 4,8 l/100 km
Emissões de CO2: 127 g/km
Preço desde: 55.200 €
Preço versão ensaiada: 69.889 €
+ DINÂMICA. Pode não ser um grande desportivo, mas o motor 2.0d é capaz de garantir o prazer da condução.
- OPCIONAIS. O preço é sempre um valor indicativo em modelos onde o mais desejado é sempre pago à parte...